terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

ENCAC 2011 - Chamada para Artigos


O ENCAC 2011 ocorrerá em Búzios-RJ, de 17 a 19/08/2011. Em breve, o site do evento, com mais informações, será divulgado. No entanto, para a submissão dos trabalhos, 
 o prazo para submissão de trabalhos é 15/03/2011, sem prorrogação. Portanto, atentem para o período de  férias e carnaval. 
Serão analisados artigos científicos resultantes de pesquisas concluídas (até 10  páginas) e comunicações técnicas sobre pesquisas em andamento (até 4  páginas) redigidos em português ou espanhol. 
Artigos sobre simulação computacional ou ensino devem ser enviados  para o tópico referente ao assunto abordado (por exemplo, artigo sobre  simulação de iluminação natural deve ser enviado para o tópico 6;  artigo sobre ensino de conforto térmico, para o tópico 3, etc.). Cada  artigo deve ser enviado para um único tópico; havendo dúvidas sobre o  tópico no qual classificá-lo, o coordenador científico deve ser  consultado por meio do email enedir@labeee.ufsc.br

Abaixo, a lista de emails, organizada em tópicos, para onde devem ser enviados os trabalhos: 

TÓPICO 1: Acústica dos Edifícios e das Cidades 

TÓPICO 2: Clima Urbano, Planejamento Sustentável e Patrimônio Sustentável 

TÓPICO 3: Conforto Térmico 

TÓPICO 4: Desempenho térmico, Ventilação e Bioclimatologia 

TÓPICO 5: Eficiência Energética 

TÓPICO 6: Iluminação Natural, Artificial e Conforto Visual 

TÓPICO 7: Avaliação Pós-Ocupação aplicada ao Conforto Ambiental e à Ergonomia 

TÓPICO 8: Artigos em espanhol 

Cronograma a ser observado: 
15/03 prazo para submissão; 
15/05 prazo para enviarmos o primeiro parecer aos autores (para artigos aceitos na presente forma, o processo acaba aqui); 
31/05 prazo para re-submissão após correções; 
30/06 prazo para enviarmos o resultado final. 

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Palestra Técnica: RECICLAGEM DE RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL


A ABENC CONVIDA A TODOS OS PROFISSIONAIS PARA PARTICIPAREM DA PALESTRA TÉCNICA GRATUITA 
RECICLAGEM DE RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL 
DATA: 03 DE MARÇO DE 2011
HORÁRIO: 19:30 H
LOCAL: CUIABÁ LAR SHOPPING
PALESTRANTE: Profa. Dra. Juzélia Santos  - IFMT
Apoio: CREA-MT

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Inundações Urbanas

Achei muito interessante este texto sobre Inundações Urbanas postado pelo Prof. PhD Carlos Eduardo M. Tucci em seu blog (www.blog.rhama.net), que é um grande estudioso sobre este assunto. Espero que gostem. Boa Leitura!


Chamou a atenção de toda a população os impactos em mortes e desabrigados dos eventos da Serra do Estado do Rio de Janeiro, com muita informação boa e desencontrada em diferentes meios de comunicação. Normalmente o número de casos com mortes ocorrem em escorregamentos de encostas e com as chamadas ¨flash floods¨, que são inundações rápidas que pegam as pessoas desprevenidas e ocorrem devido chuvas intensas em regiões de grande declividade. As inundações tradicionais em regiões de planícies tendem a produzir um número menor de mortes, mas com muitos danos materiais. Portanto, existe uma confusão quando comparam as inundações na Austrália e na Serra do Rio, já que lá ocorreram inundações em planícies e cidades onde a parte de escorregamento não é tão significativa e, portanto tiveram mais mortes e não necessariamente pela prevenção. A prevenção reduz as mortes, mas não nas proporções das diferenças observadas. No mesmo período em outras partes do Brasil como em Minas Gerais também houveram inundações que impactaram grande parte das cidades e o número de mortes foi pequeno. Segundo o noticiário desde outubro morreram 16 pessoas.

Nas cenas observadas na televisão chamou a atenção o número de residências construídas dentro dos rios, ocupando toda a margem do rio de forma ilegal. Sabemos que isto é realizado sem que os municípios fiscalizem. Lamentavelmente a natureza cobrou o seu preço. Também observei que existem pontes construídas fechando os rios. Costumo mencionar que para identificar os locais de inundações numa cidade, verifique primeiro as pontes, pois são as principais obras públicas causadoras de inundações localizadas. Parece que nossos colegas de estruturas não assistiram aulas de Hidrologia!!


A combinação de ocupação irregular e mesmo regulares em áreas de risco, com prolongada chuva seguida por um evento de grande intensidade (cerca de 180 mm em pouco tempo, não tenho os detalhes) foi a combinada causa das mortes. Em 1999 na costa da Venezuela morreram da ordem de 25 mil pessoas em situação semelhante de alta precipitação, grande declividade e ocupação na parte inferior das encostas e nas próprias encostas.


Desastres Naturais ocorrem em diferentes partes do mundo, o número de pessoas afetadas aumentou muito no século vinte até porque a população aumentou muito desde o século passado, ocupando áreas de risco. A forma de conviver com este tipo de Desastre é buscar a prevenção para reduzir mortes e mitigar prejuízos. A prevenção envolve o planejamento e zoneamento dos espaços de riscos, proteção das áreas críticas e alerta da sua ocorrência. Os países com desastres naturais possuem instituições voltadas para este tipo de problema a nível nacional que treina a nível local as populações mais vulneráveis e desenvolve os três componentes da prevenção. Nos Estados Unidos a instituição se chama FEMA ( www.fema.gov). Os Estados Unidos possui hoje um sistema de radares em todo o país para alerta de precipitações intensas para este tipo de chuva. As emissoras de Televisão estão sempre em alerta para noticiar um evento crítico para comunidade local, ou seja, já existe uma cultura da prevenção. Não evita todas as mortes, mas acredito que reduz em muito este impacto. Exemplo, disto foi visto na comunidade rio abaixo de S. José do rio Preto (não me lembro o seu nome) que teve a iniciativa de ligar para a cidade rio acima e avisar sua comunidade por auto falante.

Portanto, o que nos falta é iniciativa nos três níveis de governo e esperamos que o único benefício da inundação, que é chamar a atenção para o problema, não se perca. Depois de algum tempo tudo é esquecido e as pessoas voltam a construir suas casas dentro dos rios e voltamos ao assunto no próximo desastre. Para que isto não ocorra o país necessita de uma instituição a nível Federal para efetivamente atuar sobre os desastres naturais, atuando na avaliação, recuperação e prevenção destes desastres com capacitação, apoio econômico, técnico e institucional a população e aos Estados e Municípios.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chamada de artigos [revista V!RUS 05] Tema:"LUGARES DO HABITAR: REVISITED"


O número 05 da revista V!RUS propõe como tema a revisitação de conceitos relacionados ao habitar, compreendendo o cotidiano urbano e os lugares nos quais ele se desenvolve. Tais conceitos foram o ponto de partida da criação do Nomads.usp, cujo nome era, em sua formulação inicial, Núcleo de Estudos sobre Habitação e Modos de Vida. Ao longo de seus dez anos de existência, o núcleo foi ampliando e complexizando seus estudos sobre essa relação entre espaços e comportamentos, passando a incluir processos de comunicação, que têm o potencial de tornar híbridos os espaços físicos da habitação e da cidade.
O tema "lugares do habitar: revisited" expressa um tripé no qual apoiamos a reflexão proposta. Por um lado, a noção de lugar envolve espacialidades físicas, híbridas e virtuais vinculadas ao desenrolar da vida cotidiana das pessoas. Por outro, o verbo habitar utilizado como substantivo permite abranger o caráter de imprevisibilidade e não-determinismo, de diversidade e mobilidade, que reveste os atos humanos. Por fim, revisitar esses conceitos significa lançar sobre eles um olhar agora re-orientado por posturas teóricas que foram se tornando importantes no Nomads.usp ao longo dos anos: o pensamento complexo, a teoria cibernética de segunda ordem, os estudos sobre experiência, por exemplo.
O foco da edição é absolutamente contemporâneo, procurando examinar, na atualidade, posturas, reflexões, críticas, registros e proposições relacionados com as atuais concepções de lugares do habitar, no Brasil e no mundo. Busca-se, assim, construir uma visão sobre produtos de ações públicas, privadas ou mistas, em todas as suas formas de produção e uso, inseridos em contexto urbano.
São bem-vindas contribuições que ofereçam explorações da temática central, como aportes advindos das ciências sociais, das artes, da música, da filosofia, dos estudos populacionais, do direito, das ciências médicas, das políticas públicas, dos estudos sobre sustentabilidade sócio-ambiental, sobre domótica e a automação do cotidiano, sobre a qualidade dos produtos imobiliários nas grandes cidades, além das abordagens próprias à arquitetura, ao urbanismo e ao design.
Visando aprofundar a exploração desse assunto, preferimos excluir dessa chamada os processos de projeto, suas linguagens, métodos, meios e ferramentas, os estudos de cunho histórico que abordem períodos passados sem conexão direta com realidades atuais, e os estudos sobre espacialidades e vivências existentes unicamente em ambientes digitais.
Além de textos e imagens fixas, são bem-vindos peças musicais e depoimentos em arquivos de áudio, projetos de arquitetura, urbanismo e design e a reflexão crítica sobre sua concepção, vídeos e filmes curtos, apresentações de slides, animações, entrevistas, considerando o interesse do Nomads.usp em explorar as possibilidades de uso de meios digitais para divulgação científica.
As contribuições serão recebidas através do site da revista até o dia 28 de fevereiro de 2011, segundo as diretrizes para autores, disponíveis em www.nomads.usp.br/virus/submissao_submission.php.

ENEARC 2011 - Prorrogado a Data para envio: ate dia 04/07/2001




Sob o tema, A Ergonomia como meio de Qualidade para Ambiente Construído, o III Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído - ENEAC - está agregado ao Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. Esta comunhão de eventos, voltado para o público acadêmico que desenvolve pesquisa no ambiente construído, busca através da ergonomia e da acessibilidade, soluções que permitam aos seus usuários melhoria na qualidade de vida.
 
Esse encontro passa a compor o calendário de eventos, sendo os dois primeiros(2007 e 2009) realizados em Recife, organizados pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. O atual (2011), em João Pessoa, organizado pelo IFPB, com o apoio da UFPB e UNIPÊ.
 
16/01/2011 à 04/07/2011          Envio dos artigos
22/08/2011                               Divulgação dos resultados
http://www.abergo.org.br/eneac2011/artigos.html

TIC 2011 - Chamada de Trabalhos

V ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO MODELANDO A CONSTRUÇÃO DO FUTURO

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPG-AU, o Laboratório de Computação Gráfica Aplicada a Arquitetura e ao Desenho – LCAD, da Faculdade de Arquitetura da UFBA e demais integrantes da rede BIM-Brasil (Universidade Federal do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Federal Fluminense), realizarão em Salvador (BA), nos dias 04 e 05 de agosto de 2011, o TIC 2011 – V ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Este encontro nacional busca reunir representantes da comunidade acadêmica e do setor produtivo da cadeia da construção civil interessados na aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC para a melhoria dos processos de concepção, produção e gestão da construção. Seus principais objetivos são discutir e divulgar os avanços recentes destas tecnologias, promovendo a articulação de ações entre pesquisadores e empresas que atuam no setor. Nesta sua quinta edição o evento tem como tema central: MODELANDO A CONSTRUÇÃO DO FUTURO, e visa contribuir para a difusão das propostas que através de novas formas de modelagem da informação da construção propiciem uma base mais eficiente para colaboração, simultaneidade nos processos, melhoria da produtividade e da qualidade dos produtos gerados.

EIXOS TEMÁTICOS


1. TIC no desenvolvimento do projeto
  • Desenvolvimento de projeto, engenharia simultânea
  • Planejamento e controle de projetos
  • Comunicação, coordenação, integração e compatibilização de projetos
2. TIC na gestão
  • Gestão do empreendimento
  • Apoio à execução da obra (TIC no canteiro)
  • Gestão da qualidade
  • Comercialização
  • Assistência técnica e atendimento a clientes
3. TIC na edificação
  • Automação predial
  • Gerenciamento de facilidades (facilities management)
  • APO
  • Simulação de produtos e processos
4. TIC na comunidade técnica / Gestão do conhecimento
  • Gestão de competências
  • Educação
5. Integração de sistemas em AEC / Interoperabilidade de dados
  • Modelagem de produto em AEC
  • Sistemas integrados
  • BIM/IFC/IDM/ IFD/ MVD

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Palestra sobre o Reaproveitamento de resíduos de madeira para aplicação em componentes da edificação.Em Cuiabá não percam!

Amanhã, 11 de fevereiro a partir das 9:00 hs 
Local: Sala de Estudos do PPGEEA, Bloco Novo da FAET. UFMT
Não percam a palestra do Prof. Dr. Francisco Antonio Rocco Lahr, Escola de Engenharia, USP, São Carlos. 
 Reaproveitamento de resíduos de madeira para aplicação em componentes da edificação

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

EndNote Web




No treinamento do portal da CAPES no ano passado nos foi apresentado o EndNote, que é um software que permite guardar, organizar e usar as referências bibliográficas na criação de documentos. Ele importa referências bibliográficas da web, organiza-as em grupos de assuntos e insere as referências no corpo do texto, quando editado por processador do Microsoft Office ou OpenOffice.

Para quem ainda não conhece esta ferramenta fica a dica para facilitar a elaboração de trabalhos.


10/fevereiro (quinta) - Defesa de Dissertação de Jane Eliza de Almeida Corrêa. Início: 14:30

Título: 
Materiais alternativos na construção civil: painéis de madeira aglomerada produzidas com serragem e isopor.
Orientador: Prof. Dr. Norman Barros Logsdon.  Local: Sala de Estudos do PPGEEA, Bloco Novo da FAET.
Vamos prestigiá-la!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Green Infrastructure


Para conhecimento o guia The Value of Green Infrastructure - A Guide to Recognizing Its Economic, Environmental and Social Benefits lançado em 2010 pelo CNT (Center for Neighborhood Technology) e American Rivers.

Nele é apresentando ganhos ambientais que proporcionam melhorias no habitat, através de medidas que reduzem o escoamento superficial, consumo de energia, redução de emissão de CO2, ilhas de calor e etc...




Fonte: http://menezesfilho.blogspot.com/

Gestão de projetos: ABCE faz curso

A Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE) promoverá, de 28 de março a 1º de abril, em São Paulo, o curso Gestão de Projetos, destinado a profissionais da área de energia com nível superior em qualquer área do conhecimento. O objetivo é dar aos participantes um entendimento dos processos de gerenciamento de projetos, passando uma visão prática das técnicas de gestão. O programa do curso vai abordar temas como introdução ao gerenciamento de projetos, iniciação do projeto, planejamento do projeto, execução e controle do projeto e encerramento do projeto. O curso será ministrado por André Luís de Castro David, profissional com larga experiência e formação acadêmica na matéria, com atuação em grandes empresas como Renault do Brasil; Itaipu Binacional, Tribunal de Contas do Estado do Paraná e Copel, por exemplo. Veja a proposta do curso, clicando aqui.  Mais informações com Valéria Chacon ou Cristiano Monteiro, pelo telefone 11 3060.5051/58 ou email abce@abce.org.b

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Caixinhas de leite viram placas de trânsito no interior de SP

Globo - Programa Antena Paulista
O programa Antena Paulista da Rede Globo apresentou o exemplo de Poá que está utilizando placas recicladas de embalagens longa vida pós-consumo para a fabricação de placas de trânsito.
O departamento de trânsito compra as placas recicladas da empresa Ibistetra, faz a sua adesivação e está aos poucos substituindo as placas de trânsito metálicas da cidade.


Eficiência energética tem curso virtual - Atenção Linha 2

Da Agência Ambiente Energia - A Organização Latinoamericana de Energia (Olade) realizará, de 17 a 28 de fevereiro, curso sobre Tarifação e incentivos à eficiência energética e energias renováveis. As aulas serão transmitidas online, às 9 horas, horário de Quito – GMT5. O curso, voltado aos profissionais do setor de energia, receberá inscrições até o dia 15 de fevereiro. O interessado deve enviar dados como nome completo, e-mail, curso superior, título e local de trabalho de trabalho devem ser incluidos no momento da inscrição e encaminhados para o endereço eletrônico: alicia.vallejo@olade.orgA Olade, criada nos anos 70 a partir da crise energética internacional, está ligada a um grupo de países localizados na América do Sul e Caribe para desenvolver mecanismos de cooperação e desenvolver planos sobre recursos energéticos eficientes.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ambiente Energia

Ambiente Energia

Atenção pesquisador


O NORIE possui um grande número de publicações acadêmicas, incluindo dissertações de mestradoteses de doutorado, artigos de congresso e artigos publicados em revistas científicas. A maioria das publicações encontram-se disponíveis para download no site do INFOHAB.

Site do INFOHAB: http://www.infohab.org.br/

Mais bibliotecas on line interessantes:
Biblioteca digital da UNICAMP: http://cutter.unicamp.br/document/results.php?words=efici%EAncia+energ%E9tica
Biblioteca Digital da UNB: http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/
O mais importante sem dúvida é o portal da  Capes não deixe de visitar!

IV Congresso Brasileiro de Eficiência Energética- CBEE 2011 em Juiz de Fora(MG) Atenção Linha 2

O IV CBEE cobrirá os aspectos relacionados ao uso Eficiente da Energia, incluindo as seguintes áreas temáticas:

 1.Políticas e Estudos Setoriais
 2.Gestão Energética
 3.Fontes Alternativas de Geração de Energia
 4.Eficiência Energética nos Serviços de Energia Elétrica
 5.Eficiência Energética e Qualidade da Energia Elétrica
 6.Eficiência Energética em Instalações Industriais
 7.Eficiência Energética em Ambiente Construído
 8.Eficiência Energética em Transportes
 9.Eficiência Energética em Saneamento e Meio Ambiente
 10.Equipamentos e Processos Eficientes
 11.Automação e Controle para Eficiência Energética
 12.Eficiência Energética em Processos Químicos 
 13.Educação em Eficiência Energética
 14.Outros tópicos associados à Eficiência Energética

Datas Importantes:

  • 15/04/2011: Data limite para submissão de contribuições.

  • 15/06/2011: Divulgação de artigos aceitos e sugestões de revisores.

  • 15/07/2011: Envio da versão final pelos autores.

  • 30/07/2011: Data limite para pagamento das inscrições de autores

  • http://cbee2011.com.br/?pagina=trabalhos

    Chamada para o ELECS 2011 - Atenção todas as linhas de pesquisas


    O Encontro Nacional e IV Encontro Latino-americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis (ENECS E ELECS 2011) já estão recebendo resumos. Segue os prazos:
    Envio dos resumos: 15 de janeiro a 15 de fevereiro de 2011
    Comunicação de aceitação dos resumos: 15 de março de 2011
    Recebimento dos trabalhos completos: 15 de maio de 2011
    Devolução para correções: 30 de junho de 2011
    Recebimento dos trabalhos corrigidos: 20 de julho de 2011
    Aceite final: 05 de agosto de 2011
    Vamos publicar!

    Chamada para o II SBQP - Envio de trabalhos até 20/05/2011



    Esta aberta a chamada para envio de artigos para o 2º Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído.
    Ocorrerá nos dias 03 e 04/11/2011, no Rio de Janeiro.

    Envio de trabalhos - 05/01 a 20/05/2011


    http://www.arquitetura.eesc.usp.br/ocs/index.php/sbqp2011/sbqp2011

    Palestras para docentes e discentes do PPGEEA - Não Percam!!

    No mês de fevereiro não faltam atividades para os mestrandos do PPGEEA, além das defesas finais haverão palestras, aproveitando a oportunidade da vinda de pesquisadores de vários centros de pesquisas do país para Cuiabá - MT segue programação:


    11/02/2011 - Palestra: Reaproveitamento de resíduos de madeira para aplicação em componentes da edificação. Prof. Dr. Francisco Antonio Rocco Lahr, Escola de Engenharia, USP, São Carlos. Local: Sala de Estudos do PPGEEA, Bloco Novo da FAET, Campus I da UFMT, Cuiabá. Início: 09:00. 


    16/02/2011 - Palestra: Sustentabilidade ambiental urbana. Profa. Dra.Denise Helena Silva Duarte, FAU/USP, São Paulo. Local: Sala de Estudos do PPGEEA, Bloco Novo da FAET, Campus I da UFMT, Cuiabá. Início: 09:30.


    17/02/2011 - Palestra: Gestão de odores integrada ao saneamento ambiental. Prof. Dr. Paulo Belli Filho, Doutor em Sciences Chimiques, Université de Rennes I. Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, UFSC, Florianópolis. Local: Sala de Estudos do PPGEEA, Bloco Novo da FAET, Campus I da UFMT, Cuiabá. Início: 14:00.


    18/02/2011 -Palestra: Arquitetura sustentável e o uso de técnicas construtivas não convencionais: construções em terra crua em habitações do meio rural. Arq. Dra. Rosana Rita Folz, Grupo Habis, Escola de Engenharia, USP, São Carlos. Local: Sala de Estudos do PPGEEA, Bloco Novo da FAET, Campus I da UFMT, Cuiabá. Início: 09:30.

    O que você está achando do curso?